sábado, 9 de abril de 2011

Cinegrafia: Christopher Nolan - O Cineasta

Essa é minha primeira coluna aqui, o Cinegrafia. Esse é um trabalho que eu já fazia no MdA, mas vou passar para aqui, porque eu não terminei. O objetivo do Cinegrafia é mostrar um Cineasta, analisar seus trabalhos e apresentar uma conclusão sobre sua carreira. Começo com o meu herói, Christopher Nolan.

Christopher Jonathan James Nolan nasceu em 30 de Julho de 1970 em Londres, InglaterraNolan é fundador da Syncopy Films, uma produtora de filmes inglesa.

Roteirista, diretor e produtor de cinema britânico-americano, Nolan frequentemente trabalha com seu irmão roteirista Jonathan Nolan, sua esposa produtora Emma Stone, o diretor de fotografia Wally Pfister, o editor Lee Smith e o compositor Hans Zimmer.

Filho de pai inglês e mãe americana, ele é o segundo de três filhos sendo o mais novo Jonathan e o mais velho  Matthew Nolan. Nolan se interessava por botânica até encontrar a câmera de seu pai. Com sete anos de idade, Nolan filmava filmes em uma câmera Super-8 de seu pai e seus bonecos.

Estudou Literatura britânica na University College London enquanto fazia curtas na sociedade de filmes da escola. Seu primeiro curta, Tarantella, foi exibido em 1989 na PBS.

Nolan dirigiu seu primeiro longa em 98, o filme Following. Como resultado do sucesso do filme, a Newmarket Films produziu seu próximo filme, Memento (Amnésia), de 2000. Indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Roteiro. O filme é baseado no conto de seu irmão Jonathan chamado de "Memento Mori".

No ano de 2002, Nolan dirigiu Insomnia (Insônia), uma refilmagem americana de um filme norueguês de 1997.

Em 2003, Nolan e o roteirista David S. Goyer convenceram a Warner a aceitar o risco de fazer um novo filme do Batman, que estava na geladeira desde 97, e confiar em um diretor ainda desconhecido. Batman Begins foi lançado em 2005, sendo um sucesso de crítica e bilheteria. Foi o grande vencedor do Saturn Awards nas categorias de Melhor Filme de Fantasia, Melhor Ator e Melhor roteiro e foi indicado ao Oscar de Melhor fotografia.

Com um filme de sucesso em sua bagagem, Nolan conseguiu fazer seu próximo filme, The Prestige (O Grande Truque) de 2006. O filme é baseado no livro de mesmo nome do escritor Christopher Priest. Nesse filme ele trabalhou novamente com Christian Bale e Michael Caine.

Em 2008 foi lançado The Dark Knight, a sequência de Batman Begins. Sucesso estrondoso em critica, sendo chamado de melhor adaptação de quadrinhos da história, e em público, sendo a terceira maior bilheteria dos EUA e a sétima do mundo. Recebeu oito indicações ao Oscar, vencendo duas, nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante, um prêmio póstumo para Heath Ledger e foi a primeira vez que um prêmio de atuação foi dado a um personagem originário dos quadrinhos.

No ano de 2010, foi lançado o filme Inception (A Origem). Baseado em um roteiro antigo de Nolan, o filme foi um sucesso de bilheteria e crítica, sendo até chamado de melhor filme de ficção científica. Recebeu oito indicações ao Oscar ganhando as categorias de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Nolan foi escolhido como produtor do novo filme do Superman, Man of Steel. Co-roteirizando com seu irmão Jonathan. A direção é do diretor Zack Snyder. Também está dirigindo a sequência de The Dark Knight, chamada de The Dark Knight Rises, que seria o último filme de Batman dirigido pelo diretor.

Nolan pretende também fazer outra cinebiografia de Howard Hughes. O filme seria supostamente baseado no livro Citizen Hughes: The Power, the Money and the Madness, de Michael Drosnin.

Filmografia:

Curtas:

Tarantella - 1989
Lacerny - 1996
Doodlebug - 1997 (Veja no Youtube)

Longas:

Following - -1998
Memento - 2000
Insomnia - 2002
Batman Begins - 2005
The Prestige - 2006
The Dark Knight - 2008
Inception - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário