domingo, 1 de maio de 2011

Cinegrafia: Christopher Nolan - O Grande Truque

Título Original: The Prestige
Duração: 129min
Origem: EUA
Estúdio: Buena Vista International
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan
Produção: Christopher Nolan, Aaron Ryder, Emma Thomas

Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la. (AdoroCinema)


Post Anterior: Christopher Nolan - Batman Begins


Após voltar com a franquia Batman, Nolan resolveu trabalhar com um material quase próprio, quase por que é uma adaptação de um livro de mesmo nome. O Grande Truque é um filme que fala muito mais do que simplesmente magia, ele fala sobre o truque do Cinema, desde seu 3D até artifícios para tirar a atenção do público, como ocorre nesse filme.


O filme se passa no final do século XIX em Londres, então todo o visual se baseia nisso. Uma trilha impressionante, mas não é sensacional. Atuações sensacionais, principalmente por parte de Christian Bale e Hugh Jackman. A belíssima Scarlett Johansson também está sensacional nesse filme.


O roteiro do filme é muito bom e é o grande trunfo do filme. O público entra de cabeça no mundo do ilusionismo e do escapismo, mas nunca esconde do público que são truques. Mas ao decorrer do filme alguns truque parecem ser bem estranhos. E ai entra o Suspense e o Mistério da coisa.


O filme se divide em três partes, que, não coincidentemente, são as três fases dos truque mágicos: A Promessa (The Promise), A Virada (The Turn) e O Grande Truque (The Prestige). Tudo gira em torno dessa três fases da mágica. Nolan retira a atenção do público a todo momento fazendo cada coisa simples se tornar um mistério, fazendo o público enganar a si mesmo.


E é nessa parte que você pode entender magia como uma analogia ao cinema. Ambos são feitos de truques. O Cinema começou com o truque de passar várias fotos rapidamente dando a ilusão de movimento, coisa que existe até hoje em qualquer vídeo, e temos a recente tecnologia 3D, uma ilusão ótica. Nolan também mostra como os aplausos do público são importantes através do personagem de Hugh Jackman, o brilho da dúvida nos olhos do público, fazer eles pensarem por um momento que aquilo é real, é essa a grande magia do Cinema.


O Grande Truque é o filme em que Nolan se torna um cineasta sensacional, é quando ele se fixa na história do Cinema, é o momento em que ele se torna um dos maiores cineastas contemporâneos. O Grande Truque é um filme sensacional sobre Ilusionismo e Cinema, sobre Magia e Arte.


Sinal Azul


Nenhum comentário:

Postar um comentário