quinta-feira, 21 de abril de 2011

Review - Trabalho Interno

Título Original: Inside Job
Duração: 108min
Origem: EUA
Estúdio: Sony Pictures Classic
Direção: Charles Ferguson
Produção: Audrey Marrs, Charles Ferguson

Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo ator Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos. (CinemaSapo)

Como vocês já devem ter visto na minha resenha (para não falar crítica) à Waiting for Superman, eu não sou um fã de documentários, mas gosto muito deles (WTF?). Mas se tem uma coisa que eu gosto é Economia, que aliás é o que eu vou estudar dentro de aproximadamente 1 mês. Sei lá, eu gosto da mistura de Ciências Humanas com um pouco de exatas, e o melhor, Ciências Humanas que não te induz ao comunismo =D (Piada Infeliz). Inside Job fala sobre o mais recente grande fato econômico, a Crise de 2008, uma coisa que deixou muita gente cheia de dúvidas.

O visual do filme é bem maneiro, muitas das entrevistas são em escritórios ou alguma parte de prédios relacionados à Economia, então temos alguns lugares pequenos e outros grandes, uma coisa boa já que dá pra confundir alguns entrevistados, e o local da entrevista diferencia eles. Quando o narrador fala e não a nenhuma imagem relacionada, o documentário passa imagens de Wall Street, o local onde, praticamente, a Economia estadounidense fica, e é o grande alvo de críticas do filme.

A trilha do filme é veloz, assim como o mercado financeiro. Ela não atrapalha o filme como em alguns documentários onde a música fica mais alta que os entrevistados ou o narrador, muito pelo contrário, a trilha da uma certa "emoção" ao filme, não deixando algo muito cru e não sendo sensacionalista ao mesmo tempo.

A edição do filme também é bem veloz. Cortes e filmagens rápidas por toda a película (sempre quis dizer isso) fazem do filme realmente te passar a sensação do mercado financeiro. A sequência inicial e o corte para New York são simplesmente sensacionais, incluindo a última frase antes do corte.

O roteiro combina tudo de uma forma perfeita. O filme começa parecendo que a coisa foi bem simples, mas logo a frente nós percebemos que começa a complicar, não complicar de ser difícil de compreender, mas complicar de ter mais fatores envolvidos, assim como o mercado financeiro parece simples no início, mas pode dar algumas dores de cabeças a desavisados e marinheiros de primeira viagem.

É interessante ver como a a crise se deu, é interessante ter novas informações sobre o mercado financeiro, com ênfase no estadounidense. Inside Job é um filme corajoso que ataca uma cadeia de politicagem e "wall streeters" que estão no poder a anos sem medo. Oscar merecido é pouco!

Sinal Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário