segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cinegrafia: Christopher Nolan - Insônia

Título Original: Insomnia
Duração: 118min
Origem: EUA
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Produção: Nikolaj Frobenius
Roteiro: Broderick Johnson, Paul Junger Witt, Andrew A. Kosove, Edward McDonnell, George Clooney

Will Dormer (Al Pacino) é um bom policial. Um veterano da Polícia de Los Angeles, Dormer já viu de tudo - assassinatos, brutalidade, corrupção - mas mantém-se inabalavelmente fiel à sua missão: solucionar crimes e capturar os criminosos que os cometem.

Uma adolescente é assassinada numa pequena cidade no Alaska, e Dormer e seu parceiro Hap (Martin Donovan) viajam para lá a fim de investigar o crime.


Os policiais tentam se adaptar à eterna claridade da região, resultado do fenômeno conhecido como Sol da Meia-Noite, e se concentram no principal suspeito, o romancista Walter Finch (Robin Williams), que vive em isolamento. Durante uma perseguição numa área rochosa e com forte neblina, Finch desaparece na névoa. Nesse meio tempo ouvem-se tiros e Hap é morto.


Enquanto tenta lidar com seu senso de responsabilidade e a culpa pela morte do parceiro, Dormer acaba envolvido num jogo de gato e rato com o brilhante porém maléfico Finch. A tensão se intensifica à medida que Dormer tem de enfrentar uma perspicaz policial local (Hilary Swank), e se vê cada vez mais enredado pela manipulação de Finch.


Sem conseguir uma trégua do incessante Sol da Meia-Noite ou de seu próprio julgamento equivocado, o insone detetive passa a ter seu equilíbrio seriamente ameaçado. (CCR)



Post Anterior: Christopher Nolan - Amnésia

O terceiro filme de Christopher Nolan é único na história do diretor. Único por ser um filme que não representa a alta qualidade de Chris Nolan. Insônia não tem nenhum Nolan no roteiro, coisa que não aconteceu nos outros filmes e talvez por isso tenha baixa qualidade.

A Trilha é insignificante, você nem percebe sua presença. A fotografia é legal, bem fria, assim como o local onde a história acontece, mas é só isso.

As atuações, entretanto, são boas. Al Pacino e Robin Williams melhoram o filme com sua relação polícia-bandido. O personagem de Williams passa uma sensação única, mas não é a melhor que ele já fez.

O roteiro é um pouco interessante, mas nada demais. O filme começa bem, mas em certa parte tudo fica chato e monótono. O Gran Finale não chegar a dar o mínimo de empolgação.

A única parte interessante no filme é como o assassino é mostrado, ele não coloca a culpa em si mesmo, acha que estava certo e explica para o personagem de Al Pacino como tudo aconteceu. E, bem, vamos dizer que ele não fica muito feliz com isso. Resumindo: o único ponto interessante é mostrar o lado do assassino maluco, mas já vi vários filmes fazerem isso e de forma muito melhor.

Insônia é um filme bem regular. Nada nele agrada. Mas toda a culpa com certeza é dos roteiristas. Não dá nem vontade de pensar em ver o filme original...

Sinal Amarelo: Quem não gosta muito de Thrillers, filmes muito lentos ou de Suspense pode não gostar do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário