terça-feira, 19 de abril de 2011

Review - Esperando pelo Superman

Título Original: Waiting For Superman
Duração: 112min
Origem: EUA
Estúdio: Walden Documentaries, Participant Media
Direção: Davis Guggenheim
Produção: Lesley Chilcott
Roteiro: Davis Guggenheim, Billy Kimball

Em um mundo de estatísticas, números, planos que não dão em nada e discursos falidos, o documentarista Davis Guggenheim (Uma Verdade Inconveniente) nos lembra que todas essas estratégias educacionais na verdade têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas histórias são a base do documentário. Enquanto acompanha um grupo de crianças ávidas para estudar, colocadas dentro de um sistema que não estimula elas e seu desenvolvimento acadêmico, Guggenheim realiza uma análise exaustiva da educação pública nos EUA. (Uarévaa)

Eu sou uma pessoa muito bizarra. Eu nunca fui muito de ver documentários, mas normalmente são eles que mais me interessam. Adoro saber sobre como funciona certas coisas em outros países, teorias científicas simplificadas ou pontos de vista sobre algum grande evento ou assunto.

Waiting for Superman é uma documentário que se encaixa no que eu gosto. Ele não mostra só a cultura americana, ele mostra como funciona a educação no país do Tio Sam, e não funciona bem.

O Documentário passa pelas vidas de cinco crianças, entrevistas com especialistas, estatísticas e chega a documentar a tentativa falha de mudar o contrato com o sindicato dos professores, o principal problema na educação americana.

O documentário não é sensacionalista, na verdade chega a ser muito próximo a realidade brasileira. Temos escolas públicas de bairro ruins, mas algumas especiais que são ótimas, mas precisa-se ser sorteado ou passar em uma prova. Quem quer que seu filho tenha uma boa educação tem que ralar para pagar uma escola particular e torcer para que ele seja sorteado em uma das escolas especiais e, assim, possa entrar em uma faculdade.

Guggenheim não tem medo de mostrar como o Sindicato dos Professores estraga a educação com suas regras ridículas. Professores que completam 2 anos em uma escola já ganham estabilidade e não precisam fazer mais nada, alguns nem dão aula.

Waiting For Superman é um documentário incrível que retira qualquer visão que você tinha sobre os Estados Unidos da América. O filme faz você torcer pelas crianças, mas essa é a realidade e nem sempre existe um final feliz.


Nenhum Super-Herói vai nos salvar, tudo depende de nós mesmos. Até quando vamos falhar com nossas crianças?

Sinal Azul

Um comentário:

  1. Já estava com vontade de assistir... Agora mais ainda com esse review.. ^^

    ResponderExcluir