sábado, 9 de abril de 2011

Cinegrafia: Christopher Nolan - Following

Título Original: Following
Direção: Christopher Nolan
Produção: Emma Thomas, Jeremy Theobald, Peter Broderick
Roteiro: Christopher Nolan
Estúdio: Syncopy Films, Next Wave Films


"Um jovem escritor londrino que segue estranhos para arranjar inspiração para o seu trabalho, encontra um ladrão que o instruirá na arte de assaltar casas."


Post Anterior: Christopher Nolan - O Cineasta

Quando vi a sinopse do filme e vi que era o primeiro filme do Nolan, não achei que seria um filme tão bom. Eu subestimei ele e acabei mordendo minha língua.

Following é um filme que utiliza a imagem em preto e branco para fazer o ambiente ser mais "claustrofóbico", assim como Pi de Aronofsky. E esse é um dos grandes atrativos do filme.

O filme fala muito sobre o voyeurismo, prática de obter prazer sexual observando (vendo a bunda da sua amiga, morô?), mas em alguns casos o termo não é usado exatamente para o prazer sexual, mas para outros tipos de observação (fofoca, por exemplo).

O roteiro é sensacional, o filme é meio Tarantinesco, começando do fim e alternando os tempos de quando o protagonista conhece o personagem Cob e depois quando ele está trabalhando sozinho. E tudo isso é fácil de entender.

É legal ver que mesmo com uma sinopse simples, o filme consegue ser bom. Principalmente levando em consideração que esse era o primeiro longa de Nolan. Following é um Thriller Noir muito bom, deixando o público tenso de início ao fim.

Sinal Verde


E esse símbolo do Batman é bem bizarro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário