segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cinegrafia: Christopher Nolan - Batman Begins

Título Original: Batman Begins
Duração: 140min
Origem: EUA
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Produção: Larry J. Franco, Emma Thomas, Benjamin Melniker, Charles Roven, Cheryl A. Tkach
Roteiro: David S. Goyer

Batman Begins conta a origem e os primeiros meses do Cavaleiro das Trevas como o vigilante mascarado de Gotham City. Bruce Wayne (Christian Bale, de "Equilibrium") terá de lidar com a perda dos pais e se transformar no Homem-Morcego. Fugindo para o Oriente, onde procura ser aconselhado pelo perigoso, porém nobre ninja e líder de uma estranha seita conhecido como Ra's Al Ghul (Ken Watanabe, de "O Último Samurai"), Bruce retorna para a decadente Gotham City, que está sendo dominada pelo crime organizado e outros indivíduos perigosos que manipulam o sistema. Ao mesmo tempo, Bruce vai aos poucos sendo passado para trás nas Indústria Wayne, o conglomerado que herdou. A descoberta de uma caverna sob sua mansão, bem como um protótipo de armadura, o leva a assumir uma nova personalidade que irá encher de medo os corações de homens que devem à justiça. Ele se torna o Batman! Com o novo visual, e com a ajuda de seu mordomo Alfred (Michael Caine, de "Regras da Vida"), o projetista Lucius Fox (Morgan Freeman, de "Menina de Ouro") e do policial em ascensão Jim Gordon (Gary Oldman, de "Drácula de Bram Stoker"), Batman sai para desmantelar vários esquemas criminosos como os coordenados pelo chefão mafioso Falcone (Tom Wilkinson, de "Entre Quatro Paredes"), o psiquiatra Jonathan "Espantalho" Crane (Cillian Murphy, de "Vôo Noturno") e um terceiro indivíduo misterioso que é bastante familiar a Wayne, mas que espera a hora certa para agir. (CCR)

Post Anterior: Christopher Nolan - Insônia

Depois do fracasso de Batman & Robin do diretor Joel Schumacher, Batman ficou 8 anos longe da telona voltando pelas mãos de Christopher Noan e David S. Goyer. Não consigo imaginar o que deu na cabeça da Warner para deixar um diretor pouco conhecido pegar um herói que já havia fracassado no seu último filme, mas foi bom que isso aconteceu, porque Batman Begins é um dos melhores filmes de super-herói.

O visual é totalmente novo. Nada parecido com o filme do Tim Burton ou do Schumacher. Algo bem "dark" e bem mais voltado a realidade. A roupa do Batman agora é uma "armadura", as "orelhas" de morcego são comunicadores e a capa é uma capa especial que pode ficar rígida. O batmóvel é um veiculo militar com uma pintura diferente, a batcaverna é uma caverna com algumas mesas e Gotham City é uma cidade decaída e pobre, mas não como a gótica de Tim Burton.

A trilha sonora é do Hans Zimmer. Ou seja, sensacional. Composições do Hans Zimmer são sempre sensacionais, sempre se encaixam perfeitamente no filme, cena após cena, e no Batman não é diferente. Essa é a trilha definitiva do Homem-Morcego. a trilha já vale o filme.

A história do novo Batman se foca no Bruce Wayne, não no Batman como nos outros filmes. O personagem que antes havia tido uma abordagem superficial (nos filmes) agora possui uma profundidade incrível. Bruce Wayne é um homem que poderia ser real, ele tem motivos para não matar, ele tem motivos para ser o Batman e os vilões também tem bons motivos. A escolha do Espantalho e do Ras-Al Ghul como vilões foi perfeita. ambos são personagens pouco conhecidos para o público e não precisam de tanta profundidade. Espantalho é um maluco mais simples (WTF?) e Ras é o líder de uma organização com objetivos bem diretos. Todo o espaço foi para o Bruce Wayne e para o Batman.

Os efeitos visuais/especiais são, em sua maioria, mecânicos. Ou seja, são feitos a mão, não no computador. E são esse filmes que eu gosto mais. Os efeitos mecânicos deixam tudo mais real e quem conhece Nolan sabe que ele gosta desse tipo de efeito. A edição não é nada demais, é uma edição de filme de ação com uma edição de filme de drama. Na parte de edição de vídeo você não vai se surpreender.

Batman Begins foi um inicio incrível para uma trilogia com um herói que todos achavam que estava aposentado nos cinemas e uma grande catapulta para o diretor Christopher Nolan. Batman Begins influenciou todos, TODOS, os filmes de super-herói depois dele, com sua "pegada" mais realista.

Sinal Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário